sábado, 19 de novembro de 2011

As distrações de Luíza.

Luíza distrai-se facilmente. Só precisa de uma palavra, e lá se está ela, extraindo da palavra vários pensamentos que se derivam, e ás vezes até mesmo não.

Quando mamãe põe-se a reclamar… E tu menina, não vai estudar? Só fica nessa janela vendo o tempo passar! [Tempo passar… Vento passar… Como vento é bonzinho! Manso e carinhoso… toca na pele da gente bem de levinho. Faz cócegas, faz rir, faz feliz, é um bom amigo! Ah, amigos… Amigo mesmo eu só tenho um, o Zezinho, menino tímido que se esconde quando vê alguém. E ninguém o vê, ele não deixa, só deixa eu. Mas ele é legal, gosta de brincar de correr pelo jardim da vizinha e brincar de pique-esconde. Tem vezes que se esconde tão bem, mas tão bem, que nunca o encontro! Tem dias que eu penso que ele é invisível. Invisível como vento que passa, como o tempo que passa e… Oh! Tenho que estudar!].

Quando à professora pede a tabuada toda quinta-feira… Luíza, diga-me, quanto é 4x3? [4x3? Quatro vezes três? Ai, meus Deus, quatro vezes três? Quatro… Comi quatro amoras ontem à tardinha. Mamãe não gosta que eu coma, pois diz que é pra gente vender e não pra comer e ainda se lambuzar. Mas fiz isso escondidinho, só fui boba e esqueci-me de limpar a boca. Quanto ela viu, pôs-me em um belo castigo. Não gosto de castigos, o danado do Zezinho sempre aparece nessas horas! Fica gozando de mim e tentando fazer-me inveja… Mas não cola! Diz-me que os seus pais não o coloca de castigo, pois ele tem a graça de não tê-los, e ninguém pode manda-lo fazer isso e aquilo, gritar e por de castigo. Coitado! Não sabe como é bom ter uma mãe e um pai (até mesmo quando eles gritam e te colocam de castigo). Ontem mesmo fiquei de castigo quatro… Oh!… Quanto é mesmo quatro vezes três?].

Quando ela e os pais vão à missa as manhãzinhas de Domingo e as pessoas se ajoelham para fazer suas orações… [Meu bom Deus, obrigado pelo meu pão-de-cada-dia e que nunca falte a mim e a minha família, nem as outras famílias, nem aos… O Zezinho nunca come, que estranho! Nessas tardes que fico roubando amoras ele só olha e faz cara feia. Não come nada esse menino. Deve ser por isso que é tão magrelo. Se mamãe pudesse vê-lo, acho que já teria dado um boi para ele comer. Ela não gosta de crianças magricelas. Não me deixa comer as amoras, mas briga se seu disser que não estou com fome na hora da janta. Ah, que nunca falte janta a mim e a minha família, nem… Nem a Diana que é outra “osso e pele” e… Que Deus me perdoa por isso, e por… Será que é pecado ficar roubando as amoras da mamãe? Mas são da mamãe e eu nunca roubei nada de outra pessoa. Deus me livre! Deus me livre também de toda mal, amém!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário